Vidas Alheias e Riquezas Salvar

Vidas Alheias e Riquezas Salvar

sábado, 23 de abril de 2011

Chega a nove o números de mortos pela chuva no Rio Grande do Sul

Mais um corpo foi encontrado no começo da tarde deste sábado (23) nos escombros de um deslizamento de terra na rua Teutônia, em Igrejinha, no Rio Grande do Sul. A vítima, uma criança de dez anos, foi retirada dos escombros. Com isso, aumentou para quatro o número de mortes na região e, em todo o Estado, já são contabilizadas nove pessoas mortas por causa das chuvas.

Cinco casas foram destruídas pelos escombros e três pessoas que morreram já foram identificadas. Segundo a Defesa Civil, duas crianças e o pai delas foram resgatados com vida. Há riscos de novos desabamentos, mas cerca de 30 pessoas participam dos trabalhos de busca nos escombros, onde ainda existem pessoas desaparecidas. A Brigada Militar tenta confirmar com vizinhos quantas pessoas estavam na área atingida, mas ainda não tem essa informação.

Um ônibus está servindo de refeitório para bombeiros, policiais militares e voluntários que atuam nas ações de resgate. Os desalojados foram acolhidos numa escola municipal e numa creche. O Grupamento de Busca e Resgate de Porto Alegre está no município com um cão farejador participando das buscas.

Segundo o prefeito de Igrejinha, Jackson Fernando Schmidt, a cidade foi uma das cidades mais afetadas pela cheia do Rio Paranhana e de outros 11 arroios que cortam o município. Segundo a MetSul Meteorologia, até as 8h deste sábado havia chovido 118 mm na cidade, sendo que a média mensal é 100 mm.

Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, três crianças foram soterradas, também nesta madrugada, após um deslizamento de terra que atingiu uma casa no bairro Kephas. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, vários imóveis foram danificados pela chuva e o vento fortes, mas ainda não há dados sobre a quantidade de imóveis atingidos.

Em Sapucaia do Sul, um homem foi eletrocutado ao tentar salvar outro que foi atingido por uma descarga elétrica por volta das 18h30 dessa sexta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um fio de alta tensão, caído no local, provocou o acidente. A outra vítima do choque foi encaminhada para um hospital de Getúlio Vargas, e seu estado de saúde é estado estável.

23 de abril de 2011