Vidas Alheias e Riquezas Salvar

Vidas Alheias e Riquezas Salvar

domingo, 4 de julho de 2010

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), através da Gerência de Hidrometeorologia, distribuiu boletim de informações climáticas com validade para este fim de semana, alertando que devem ser evitadas atitudes que podem provocar incêndios devido a baixa umidade do ar que varia de 30% a 50% em todo o Estado.


De acordo com observações das autoridades o normal é que a umidade do ar nesse período estivesse acima dos 65%. Toda Teresina se ressente da baixa umidade considerada baixa demais para o período. Nos anos anteriores, o percentual de umidade nessa época do ano era superior aos índices registrados agora.


A Semar aponta como perigoso o ato muito comum de motoristas e passageiros de jogar bagana de cigarro, latas e garrafas de refrigerante e cerveja, nas estradas. Recomenda também que sejam evitadas as tradicionais queimadas para o preparo da terra. Essas práticas são perigosas devido a variabilidade atmosférica como a baixa umidade relativa do ar.


O boletim alerta para a alta incidência de radiação solar, variabilidade da temperatura do ar, os baixos índices de umidade do solo onde a vegetação encontra-se na fase seca ou extremamente seco poderá ocorrer focos de incêndios de médio a grandes proporções.
 

As friagens (temperaturas baixas) durante este período foram decorrentes da flutuação da temperatura extremas abaixo da normalidade e a equiparação da temperatura do ponto de orvalho (ponto de formação de formação de orvalho sobre superfícies diversas). A temperatura mínima, a baixa cobertura de nuvem à noite, deixam a atmosfera livre para a liberação do calor acumulado durante o período diurno, auxiliando ainda mais no resfriamento e causando cerrações em áreas baixas.


As temperaturas extremas (máximas e mínimas) fluíram acima da normalidade com flutuação de 19,0 a 36,0 ºC; a umidade relativa do ar fluiu entre 30 a 50% no Estado, a pressão atmosférica oscilou entre 1004,8 a 1110,5 hPa, rajada de vento superiores a 10,0 Km/h em áreas isoladas no Estado, cobertura de nuvens inferiores a 2,0 décimos e radiação solar diretamente à superfície superior aos 680,0 Wm-2.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário